domingo, 11 de maio de 2014

Especial de Dia das Mães - Naked Cake de Framboesa e Geléia de Vinho

Mãe de cachorro conta como mãe?!
Vai... conta pelo menos metade. Sou meio mãe. Mas sou 100% filha! De tantas mães maravilhosas que me fizeram o que eu sou hoje (culpa de vocês...!), que o Cozinha Intuitiva não poderia deixar de fazer uma receita especial para esse dia que celebra aquela pessoa que vai ouvir pra sempre: "mãe... cade minhas meias brancas", "mãe... você botou minha blusa cinza pra lavar?", "mãe, o que tem pra jantar?", "mãe... to tão triste, você pode conversar agora"?

E pra escutar e responder todas essas perguntas, só na base de um docinho, por que açucar -  assim como dinheiro - traz felicidade sim!!

Então a receita de hoje é especial para todas as mamães, mas é direcionada aos filhos - façam de presente pra elas!!! Vocês têm muito a agradecer - nem que seja por ela ter passado pelo perrengue de pegar ônibus com você na barriga e ter que aguentar o desaforo daquele office boy que finge que está dormindo nos assentos preferenciais!

Vamos a receita, que eu já tô ficando emotiva!
O lance do Naked Cake - ou "bolo pelado" numa tradução literal - é que ele não tem cobertura. Então o recheio e a massa tem que ter aquela beleza rústica... pra produção toda ficar atraente! É bonito, tá na moda, e é doce! Não tem erro! Vem gente!

Massa (pão de ló simples)

  • 4 ovos;
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 xícara de água fervente;
  • 1 colher de sopa de fermento químico.
Eu gosto do pão de ló porque a massa fica fofa e não muito doce. Com isso, você pode cortar sem medo pra colocar o recheio (porque ela fica fofa e alta) e rechear com todos os badulaques doces que preferir (já que a massa em si não é tão doce).
Primeiro separe as claras das gemas. Eu poderia sugerir que você batesse primeiro as claras em neve mas não vou fazer isso - explico o porquê.

A massa tem que ser batida por uma meia hora, e a clara em neve é incorporada a massa só no final do processo, para dar a fofice necessária na massa. Eu bati as claras em neve primeiro, e depois fui fazer a massa - resultado, elas ficavam tentando voltar pro estado líquido. Isso me fez ficar meia hora alternando entre a massa e o fouet para "rebater" as claras durante todo processo!

Tá de zua com a minha face!?

Então vá primeiro para a massa. Bata as gemas junto com a água fervente na batedeira. Vai formar uma espuma bem fina, que deve subir até as bordas da tigela enquanto você bate - não tem tempo certo, quando isso acontecer, é hora de colocar o açúcar peneirado e continuar batendo. 
Bata um pouco a massa só com o açucar, uns dois ou três minutos, e acrescente a farinha peneirada aos poucos, sem parar de bater a massa. Eu gosto de peneirar a farinha direto na tigela - pra não ter risco de cair na tentação e jogar o trigo na massa de uma vez. 
Feito isso, bata por uns 20 minutos a meia hora - o objetivo é deixar a massa bem lisa e uniforme. 

Se você tiver habilidade com o fouet (aquele treco de bater claras...), péra, é esse aqui!
Então, se você tiver habilidade com ele, pode ir batendo as claras em neve na mão enquanto o resto da massa fica pronta. A não ser que você tenha duas batedeiras (RYKHEZA!), daí pode bater as claras em neve na batedeira. 

Eu coloco as claras e uma pitadinha de sal. Há quem diga que o sal ajuda a deixar a clara fofa - há quem diga que não. Mas minha vó fazia assim e, in vó we trust!
O penúltimo ingrediente da massa é o fermento - coloque logo antes de desligar a batedeira, no final da massa. 

O último ingrediente são as claras em neve, que você deve incorporar na massa com delicadeza e aos poucos, com uma colher ou espátula - esquece a batedeira ou qualquer outro meio que não seja a sua mão!

Nesse ponto, você deve estar com essa massa:

Fofa!

O forno deve ser sempre pré-aquecido a 180º (ou metade da volta do botão nos fornos de pobre iguais ao meu!). Eu coloquei um refratário com água no fundo do forno, porque o vapor ajuda a deixar o bolo fofinho e dourado! Coloque para assar e não abra o forno nos primeiros 20 minutos - depois pode abrir e testar se a massa já assou enfiando um palito e vendo se ainda tem partes cruas!

Eu coloquei em 4 potes individuais e de tamanhos diferentes porque quero fazer um mini Naked Cake e em camadas - tipo bolo de noiva, sabe, aqueles que você vai empillando os degraus?! Então... como você pode ver, a massa cresce bem! O que me levou a fazer o seguinte procedimento para poder empilhar os andares do bolo:
Cortar a tampinha que ultrapassa a beirada do pote. Para aplainar!

Recheio 
Aqui vale a regra de ouro do Cozinha Intuitiva - solte a imaginação! O impotante é que o recheio apareça nas beiradas do bolo, pra ficar bonito e não precisar de cobertura!
Eu quis fazer um recheio de ganache de chocolate branco, geléia de vinho e framboesas. Porque eu posso ser pobre, mas sou chique demais!

  • Quanto baste de framboesas picadas;
  • Chocolate branco (eu usei meia daquelas barras de supermercado, pra dois bolinhos pequenos);
  • Creme de leite (usei meia caixinha - também vai depender da quantidade de recheio que você quer);
  • Quanto baste de Geléia de Cabernet Sauvingnon da Casa Madeira;
  • Quanto baste de açúcar de confeiteiro.
O ganache é cozinha para crianças! Derreta o chocolate em banho maria e, após derretido, tire do fogo e junte o creme de leite. Coloque na geladeira por uma meia hora para "firmar" e pronto. Dificíl, hein!?

Recheando

Eu usei a minha maaaaravilinda faca de cerâmica para cortar a parte maior do bolo, aquela que vai embaixo, em duas. Com calma, vá passando a faca no meio da massa no sentido paralelo à superficie, na altura que você preferir. Reserve a parte de cima.
Feito isso, espalhei ganache e a geléia, de modo a escorrer um pouco pelas beiradas. 
Cobri com a parte reservada e, antes de empilhar o andar menor, coloquei na borda do bolo as framboesas cortadas ao meio. Espalhei mais um tanto de ganache e umas gotinhas de geléia só pra enfeitar. 
E botei o segundo andar!

A "cobertura", que não existe porque o bolo é pelado mesmo, eu fiz peneirando açucar de confeiteiro no bolo todo. E colocando umas franboesas em cima pra enfeitar. Ficou assim ó!

Tô igual mãe de filho feio: tá lindo! 

E está pronto! Como eu vou dar de presente no dia das mães, terei que deixar na geladeira antes de "montar o resto do presente". Vejamos se ele sobrevive à geladeira. 

BONUS TRACK DESSE POST

Aventuras decorativas!! Sim! Porque dar só um bolinho de presente é muito pouco... então eu inventei de montar todo um presentinho bacana, e se vocês quiserem copiar eu vou é morrer de orgulho! Segura na mão de Deus e vem!

Materiais:
  • Um refratário igual a esse da foto - branquinho. Já montei o bolo nele. 
  • Fitas de cetim da cor que você preferir (ou sua mãe...)
  • Flores - eu comprei combinando com o recheio do bolo. 
  • Um tesoura sem ponta (mentira... nem precisa, mas sempre quis dizer isso!)
Eu já montei o bolo no refratário pequenininho. Depois decorei com as flores e uma fita de cetim na alça. As rosas amarelas não são comestivéis! Nem as outras flores. Mas se vocês tentarem e acharem bom, podem comentar aí no post! 
Feliz dia das Mães!!!


Principalmente pra minha! :)




4 comentários:

  1. Gente, e não é que a coisa deve ser bem gostosa mesmo?
    Vou esperar pra provar essa delícia!!!!!
    Parabéns pelo blog - gosto de receitas rápidas e fáceis!!!
    As rosas deram o toque final! Não, péra - a foto fechou com chave de ouro.
    Você me surpreende a cada dia...E eu?
    Eu adoro!!!! bj

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo Débora.....e parece gostoso....vou tentar fazer....bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse bolo é coisa linda de Deus! É fácil de fazer, fica bonito e é gostoso demais! A geleia de vinho é ótima e o bolo não fica muito doce...

      Excluir
  3. Sensacional, Débs! To adorando o blog mesmo sendo um zero à esquerda em cozinha.

    ResponderExcluir